Modulo VI: Considerações finais

 A pesquisa apresentada nos indica que existem diversas relações diretas e indiretas entre as diferentes correntes pedagógicas, filosofias de educação e as metodologias de ensino aprendizagem, de forma flexível e situacional, para que ocorra uma aprendizagem ativa e significativa. Nesse contexto, a metodologia baseada em projeto está diretamente ligada à essa essência neste "modelo educacional dinâmico e flexível". Além disso, muitos outros nomes também estão associados a essa abordagem, como Lev Vygotsky, psicólogo russo que acreditava que o aprendizado ocorre por meio da interação social e do diálogo entre alunos e professores; Seymour Papert, matemático e educador sul-africano que criou a linguagem de programação lógica e defende a autonomia dos alunos para explorar e criar em seu próprio ritmo; e Howard Gardner, psicólogo americano que estudou a teoria das inteligências múltiplas.

No entanto, é importante questionar: quem está realmente próximo dos alunos? Como a escola, os professores e os alunos podem colaborar para contribuir com a essência desse modelo educacional? 

É fundamental que a escola e os professores estejam atentos às necessidades e interesses dos alunos, criando um ambiente de diálogo e colaboração que valorize a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Os alunos, por sua vez, devem ser incentivados a serem protagonistas do aprendizado próprio, explorando seus interesses e desenvolvendo suas habilidades de forma autônoma, mas sempre com o apoio e orientação dos professores e da escola. Somente assim é possível garantir uma educação mais significativa e transformadora para todos.

Comentários