Modulo I: Aprendizagem baseada em PROJETOS x PROBLEMAS
Aprofundamento da metodologia
Aprendizagem Baseada em Projetos ou Aprendizagem Baseada em Problemas ?
A aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em projetos (PBL) são duas metodologias de ensino que apresentam semelhanças, mas também diferenças. Algumas das principais diferenças entre essas abordagens são:
PBL, que em inglês significa Problem based learning ou Project based learning, ou seja, aprendizagem baseada em problemas ou projetos. Pode ser diferenciada também por PBL e a PjBL.
Foco na resolução de problemas vs. produção de um produto ou serviço: na metodologia de aprendizagem baseada em problema, o foco principal é na resolução de um problema específico, que geralmente é apresentado aos alunos no início do processo. Já na metodologia de aprendizagem baseada no projetos, o foco principal é na produção de um produto ou serviço, que pode envolver a resolução de problemas, mas não necessariamente.
Estruturação do processo: no "Problema", o processo de aprendizagem é mais controlado e orientado pelo professor, com fases bem definidas de investigação, análise, síntese e apresentação de resultados. No "projeto", o processo é menos seguro e mais aberto, com mais liberdade para os alunos definirem suas próprias abordagens e soluções.
Nível de complexidade: na metodologia de aprendizagem baseada em problema geralmente envolve problemas complexos, que podem não ter uma solução única ou simples, e que requerem análise e reflexão cuidadosas. Na metodologia de aprendizagem baseada em projetos, o nível de complexidade pode variar, mas geralmente é mais baixo do que na aprendizagem baseada em problemas..
Orientação para o aluno vs. para o professor: no "problema", o papel do professor é mais orientador, ajudando os alunos a identificar e analisar problemas e buscar soluções. No projeto, o papel do professor também é importante, mas os alunos têm mais autonomia para definir seus próprios objetivos e estratégias de aprendizagem.
Resultados esperados: no "problema", o resultado esperado é uma solução para o problema apresentado. No projeto resultado esperado é um produto ou serviço que possa ser útil ou significativo para os alunos ou para outras pessoas.
Embora haja diferenças significativas entre a PBL e a PjBL, ambas as metodologias têm o objetivo comum de promover o aprendizado ativo, a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida pessoal e profissional dos alunos. A escolha entre uma ou outra abordagem pode depender dos objetivos de aprendizagem específicos, das preferências dos alunos e dos recursos disponíveis para o processo de ensino e aprendizagem.
Aprendizagem Baseada em Projetos
A educação baseada em projetos tem uma história longa e rica, apesar de muitos considerarem essa abordagem como relativamente nova e popular apenas nas últimas décadas. O método socrático de fazer perguntas investigativas para facilitar o aprendizado é amplamente conhecido e valorizado.
John Dewey e Maria Montessori, renomados pensadores e educadores do século XX, defenderam a aprendizagem através da experiência prática, em oposição ao aprendizado apenas por meio de livros. Eles promoveram estratégias de investigação sustentada e introduziram problemas desafiadores, alinhando-se assim com os componentes centrais da aprendizagem baseada em projetos.
A seguir, apresentaremos os principais filósofos, teóricos e pensadores da educação que aceitam de alguma forma a metodologia de aprendizagem baseada em projetos no processo de ensino e aprendizagem. Destacaremos os cinco nomes mais relevantes.
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